Tendências que o seu negócio deve adotar em 2022
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Tendências que o seu negócio deve adotar em 2022

Atualizado: 24 de out. de 2023

Nesse início de ano, é importante ter em mente os objetivos e metas que sua empresa busca alcançar e alinhar isso as tendências do mercado, garantindo a efetividade e o atingimento dos objetivos e metas traçados. Por isso, analisar as tendências de mercado se torna fundamental para qualquer negócio que busque prosperar.


Confira as tendências de 2022 para você ficar de olho no seu negócio! 🚀



(Imagem: Giphy | Reprodução)



Hoje em dia, diante de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, tendências mudam o tempo todo. Estratégias e processos que, até pouco tempo atrás, eram tidas como inovadores, podem tornar-se obsoletas em questão de meses. Por isso, para que seu negócio dispute lugar no mercado, é necessário estar por dentro do que há de mais inovador e compreender os direcionamentos de cada modelo de negócio.


Entretanto, só falar em inovação e mudanças, por si só, não representa muita coisa na prática. É necessário ter em mente as principais tendências dos negócios, e também trabalhar para que isso seja, de fato, aplicado. Por isso, separamos algumas tendências de 2022 que seu negócio pode adotar para não ficar para trás:



Comodidade do cliente

Nesse primeiro ponto, o pensamento central dá lugar não a empresa em si, mas em seus clientes. Não são apenas os mercados que se modificam de forma rápida, mas também os consumidores. Atualmente, os clientes buscam por mais comodidade no processo de compra, e isso quer dizer que negócios que atendem essa demanda, tem um diferencial extremamente positivo.


Num contexto onde temos processos cada vez mais simplificados pelo uso da tecnologia – fenômeno potencializado pela limitação de contatos durante a pandemia da Covid-19 -, é essencial focar na comodidade do cliente.


Isso, na prática, é representado de diferentes maneiras. Uma delas é o modelo de vendas outbound, onde o vendedor aplica um atendimento consultivo: busca entender a dores do cliente e suas necessidades, para então realizarem conexões assertivas.


Outra tendência que pode ser destacada nesse ponto é o crescimento de vendas por plataformas de e-commerce, que proporcionam um processo de venda mais fácil para os clientes. O simples ato de ir até uma loja tende a se tornar cada vez menos comum, por conta da facilidade que os processos online nos proporcionam. Dessa forma, uma técnica que vem sendo implementada em negócios é a utilização de vendas outbound de forma digital.




Clubes de assinatura

Ainda trazendo o foco da discussão para a comodidade dos clientes, outra tendência que ganha espaço são clubes de assinatura. Somente em 2020, o mercado de assinatura movimentou mais de 1 bilhão de reais, sendo que, no primeiro trimestre de 2021, o número de novos assinantes cresceu 32% em relação ao mesmo período do ano anterior – segundo um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.


Essa tendência reflete um novo modelo de consumir itens. Isso pode parecer algo restrito, mas, na verdade, empresas de todos os segmentos vem adotando essa prática. No ramo da saúde, por exemplo, passou-se a adotar esse modelo para atender pacientes crônicos, que recebem seus medicamentos de forma periódica. Segundo diversas fontes, esse estilo de vendas tende a crescer ainda mais nos próximos anos, sendo assim uma tendência que veio para ficar.



Tecnologia, Segurança e Planejamento

E, claro, não há como falar em tendências sem mencionar tecnologia. Entretanto, o foco para 2022 parece ser a segurança de dados. De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC Digital Trust Insights 2022 com 3,6 mil executivos de negócios, aproximadamente 83% das organizações empresariais no Brasil devem aumentar o investimento em segurança cibernética no próximo ano. Neste cenário, a tecnologia em nuvem também passará a ganhar cada vez mais espaço.


Isso representa que, diante da implementação de tantos processos tecnológicos nos últimos anos, agora os negócios estão atentos para diminuir as fragilidades que essa dinâmica pode causar.


Hoje em dia, segundo Clive Humby, os dados são o novo petróleo, o que representa o enfoque das empresas por proteger a informação preciosa de que dispõe. Plataformas como o Power BI vem sendo empregadas, nesse sentido, para extrair o máximo possível desses dados, de forma segura e eficiente.


Ainda nesse sentido, os mercados buscam facilitar procedimentos, visando otimizar seu tempo. Por isso, ferramentas para planejamento estão se tornando comuns entre diferentes ramos de negócio. Uma vez que processos podem ser automatizados ou executados de forma mais simples, é possível focar esforços para coisas que realmente precisam de mais atenção, tempo e análise. Portanto, a utilização de softwares e ferramentas que auxiliam negócios nessa dinamização, parece ser um dos caminhos certeiros nesse 2022.




Lembrando que é extremamente importante entender que isso são tendências para os negócios no futuro e sua adoção e execução precisa estar alinhada com a estratégia do seu negócio. De nada adianta correr atrás de todas as tendências para implementa-las se isso não condiz com o negócio e não ajudará o mesmo a se potencializar!


Além disso, tanto suas metas quanto a execução das tendências precisam estar alinhadas ao seu planejamento estratégico. É necessário saber que você precisa sair do ponto A até o ponto B, mas mais necessário que isso é você saber os processos no meio desse caminho que te faram seguir esse percurso da maneira correta.


E se precisar de ajuda nessa execução ou nesse planejamento, não excite em nos chamar, nossos contatos estão logo abaixo! 💪

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