O que é BI e 3 grandes vantagens de aplicar na sua empresa
top of page

O que é BI e 3 grandes vantagens de aplicar na sua empresa

A sigla BI está na boca de todo o mundo corporativo hoje em dia. Falar sobre BI e querer aplicar BI na empresa parece ser uma moda que veio pra ficar (seguida de perto por inteligência artificial). Mesmo com todo esse burburinho sobre o assunto, existem algumas informações equivocadas e, também, muita informação desconexa por aí. Se você quer saber mais sobre o que é BI e quais as vantagens de colocar em prática na sua empresa, esse texto foi feito para você.

















A sigla BI vem de Business Intelligence que, em uma tradução literal, significa inteligência de negócios. Particularmente, essa é uma definição que me agrada, pois colocar BI nos negócios nada mais é do que os deixar mais inteligentes. Mas o que é deixar os negócios mais inteligentes?

Nos dias de hoje geramos dados em volume e velocidade sem precedentes. Em 2014 e 2015 mais dados foram gerados do que em toda a história da humanidade.




Esse fato afeta diretamente as empresas e os negócios, pois possuir informações assertivas e saber o que fazer com essas informações pode gerar uma vantagem competitiva muito grande. A maioria das empresas possui dados extremamente valiosos, mas que estão perdidas dentro do banco de dados sem ter o devido tratamento. E é aí que entra o “processo de BI”.

Resumindo, BI é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que ajudam a gestão do negócio a identificar seus pontos fortes e fracos. Vamos ver um pouco quais as etapas que compõem um processo de BI.


COLETA E ORGANIZAÇÃO

Coletar e organizar os dados é, muitas vezes, a parte mais importante de um processo de BI. Dependendo de como estão organizados os dados da empresa e em que sistema eles se encontram, essa é a parte que vai demandar mais tempo do profissional responsável pela etapa.



Em empresas grandes é comum termos vários softwares diferentes para áreas e processos distintos (cheguei a trabalhar em uma empresa que possuía mais de 50 softwares diferentes). Para conseguir buscar as informações nas diferentes fontes em que se encontram podemos traçar 3 caminhos diferentes. Conectar o software de ETL diretamente às fontes de dados, utilizar um data lake ou um data warehouse. Não vou entrar em detalhes aqui nesse texto por se tratar de uma parte mais técnica, então vamos para a próxima etapa.


ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO

Após realizar a parte mais técnica, de conexão às fontes e tratamento dos dados existentes, é preciso transformar esses dados em informações relevantes para a gestão de negócios. Com base nos indicadores relevantes de cada área e no que está na cabeça da gestão, inicia-se o processo de construção das fórmulas e visuais que deixarão os dados mais “digeríveis”. Aqui é importante frisar que montar um dashboard é muito mais do que dar uma cara bonita para as informações. É nessa etapa é que a consultoria se faz mais necessária, para auxiliar a gestão a entender quais números são relevantes para seu negócio. De nada adianta ter as conexões e querer ver informações que não auxiliam a empresa.


Se engana quem pensa que um projeto de BI termina aqui. Conectar os dados, tratá-los e transformá-los em um dashboard bonito e funcional é muito importante, mas, se não houver um acompanhamento desses indicadores, muito desse trabalho será perdido.


MONITORAMENTO



E é nessa etapa que o acompanhamento dos números começa a fazer sentido. São necessárias reuniões para acompanhar os números, medir o que está com diferença em relação às metas e passar os devidos feedbacks. Claro que possuir um dashboard bem desenhado, com números relevantes traz sua parcela de valor, mas é essa rotina de acompanhamento e monitoramento que leva a empresa ao próximo nível. Caso a empresa não tenha essas rotinas de acompanhamento de indicadores, uma consultoria também pode ajudar muito nesse momento, tanto para levantar os indicadores relevantes, como para auxiliar nessa construção. A ALMA trabalha com uma etapa de setup de gestão dentro dos projetos de BI justamente por entender que muitas empresas têm dificuldade em acompanhar os números e saber o que fazer com eles e, algumas, não sabem nem o que precisam mensurar.

Agora que consegui falar um pouco do processo de BI e as etapas que devem estar contidas em um projeto, vou te falar sobre as vantagens de fazer uma implementação dentro da tua empresa.


VANTAGEM #1 - Relatórios rápidos e assertivos

Em um mundo com a velocidade de geração de dados e de informação, a agilidade e a assertividade têm um papel fundamental no desempenho das empresas. O BI auxilia a conectar os dados de diferentes fontes que, se fossem tratadas manualmente, levariam muito tempo para conseguirmos extrair informação. Não é mais necessário pedir para a fulaninha do RH atualizar a planilha de horas extras. A informação está ali, na tela, com muito mais assertividade e rapidez.



VANTAGEM #2 - Aumento de receita

Aumentar receita é uma meta importante para qualquer empresa. Dados trazidos por ferramentas de BI ajudam os negócios a fazer melhores questionamentos acerca do porquê as coisas aconteceram, fazendo comparações entre diferentes dimensões do negócio e identificando fraquezas no processo comercial. Quando as empresas estão ouvindo seus clientes, observando seus competidores e melhorando suas operações, não há outro caminho para a receita a não ser para cima.



VANTAGEM #3 - Melhora na tomada de decisões

É bem comum ver empresários dirigindo seus negócios pelo “achismo”, que eles nomeiam de feeling. Em algumas vezes dá certo, mas, na grande maioria das vezes, faz com que o negócio tenda ao fracasso. Só podemos gerenciar o que podemos medir e, com um processo de BI bem desenvolvido e tendo informações assertivas na mão, o gestor consegue ter uma visualização da empresa como um todo. Enxergando os pontos fortes e pontos a melhorar da sua empresa, é possível tomar decisões de investir ou não em determinado projeto, se é hora de contratar mais pessoas ou investir mais em marketing. Essa tomada de decisão com base em fatos e não com base se o gestor sente um arrepio quando fala sobre isso é o que traz profissionalismo e crescimento para as empresas.



Se você chegou até aqui é porque a sigla BI está rondando seu dia a dia e pode auxiliar a sua empresa. Com a nossa experiência podemos dar agilidade e assertividade no processo de implantação de Business Intelligence na sua empresa, que pode ser um divisor de águas. Nos chama em qualquer canal de atendimento que teremos prazer em te atender.


Um abraço!

310 visualizações
bottom of page