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Atualizado: 8 de jun. de 2020

Eu realmente me surpreendo quando entro em uma empresa e percebo a ausência de registros sobre o histórico do cliente.

Não tem nome, telefone, e-mail, últimas compras, às vezes não tem nada. E a gente pode até achar que isso é exclusividade de empresas pequenas, mas não é.


O grande motivo da surpresa é o motivo pelo qual não se tem essas informações:

"não serve para muita coisa" "não tenho tempo para isso" "é muito caro colocar um CRM" e por aí vai.

Na verdade, eu não sei o que é pior: não ter os dados ou tê-los e não fazer nada com eles.


Acredito que muitos empresários estão tão focados em entregar o prometido e fazer chegar mais clientes na sua porta, que esquecem de aproveitar quem já está dentro de casa.


Vamos pensar em um exemplo para entender como o registro de dados simples podem aumentar as suas vendas: você é dono/gestor de uma Pet Shop, ok?


Um dos seus principais produtos vendidos são as rações. Se você tivesse o telefone do seu cliente e o registro das últimas compras, veria um padrão de tempo que ele leva para comprar outra ração.

Você poderia se antecipar e surpreender o cliente.


Oi, senhor José, aqui é a Alyne da Amicão (inventei agora 😅), tudo bem? Eu estou ligando porque acredito que a ração da Nina deva estar quase no fim. Para sua comodidade, posso mandar entregar outro pacote aí, o que o senhor acha?

(E o cérebro do cliente entra em parafuso aqui, porque ele definitivamente não esperava isso).


Também chegaram alguns petiscos novos da marca XYZ, o meu cachorro amou. Se o senhor quiser, posso incluir no seu pedido também.

Pronto, a chance de ter o fechamento é muito grande, pois você está levando comodidade para o cliente e ainda está atendendo uma necessidade recorrente que você sabe que ele tem.


Mesmo que o cliente não queira fechar o pedido, pode ter certeza que você garantiu um espacinho muito especial no cérebro e no coração dele.


Essa historinha que contei foi só um exemplo do que os dados podem gerar para o seu negócio.

Abro um parênteses para mostrar a imagem abaixo, ela aborda - com uma explicação visual sensacional - o que os dados podem gerar para os clientes.



Ok, mas eu disse que isso não era exclusividade dos pequenos.

Os grandes também estão sujeitos a comer mosca por não saber como usar os seus dados. 


Vamos para o nosso gigante aqui do Sul, a rede de supermercados Zaffari. Eu não sei exatamente o número de clientes que possuem o cartão Zaffari, mas aposto que é uma base gigante. Já pensou que todas as compras que você passa no cartão deles fica registrado no seu CPF? Eles sabem TUDO que você compra, quanto e quando. E, quer saber o que o comercial deles faz com isso? Pois é… Nada!


Nós poderíamos receber e-mails, SMS, Whatsapp, sinais de fumaça com as promoções dos produtos que nós compramos toda hora. Se o meu cliente compra carne e carvão toda sexta, porque não mandar uma promoção do pãozinho Santa Massa?



Enfim, são muitos exemplos. Não tem desculpa para não começar a repensar o seu registro de dados e o que você faz com eles. Isso pode ser feito em excel, não precisa (inicialmente) comprar sistemas ou projetar esquemas mirabolantes para fazer acontecer.


Faça um teste, comece a pegar os dados básicos do seu cliente.


Analise o seu negócio e o perfil de compra do seu cliente, perceba que tipo de vantagem consegue tirar com a inteligência em dados.


Isso são os registros sendo úteis e gerando valor para o seu negócio, não informações vazias armazenadas de contragosto pela sua equipe.

Pense agora, abra um excel e comece o quanto antes.


Até mais!


ALYNE LOPES

Sócia & Consultora de Negócios

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