CASES ALMA

Nosso maior orgulho é impactar a vida dos empresários a partir da potencialização dos seus negócios. Confira alguns exemplos abaixo:

PNG (Capa para Facebook) (1).png

Uma empresa do segmento de móveis buscava entender seus números e resultados, além de enxergar algo fundamental para o seu futuro: o quanto a empresa era financeiramente viável.

CASE DE REVISÃO FINANCEIRA

Do desafio ao processo

O principal desafio estava centrado no controle financeiro da empresa que estava dividido entre planilhas financeiras e ERP's (sistema integrado de gestão empresarial), o que dificultava a análise pelos gestores.

Além disso, os membros da empresa possuíam dificuldades em compreender seus demonstrativos financeiros, o que inviabilizava a tirada de conclusões dos dados apresentados nos relatórios contábeis.

Para sanar esses problemas da empresa, decidimos realizar uma análise do resultado financeiro do ano anterior, com o objetivo de ver os verdadeiros resultado que a empresa teve no ano. Ademais, realizamos a análise e os ajustes nos indicadores financeiros visando a melhoria da inspeção desses indicadores de forma constante pela empresa, além de auxiliar para o atingimento de suas metas financeiras.

Por fim, também identificamos os principais gargalos financeiros do negócio e realizamos a capacitação dos gestores para a realização de futuras análises financeiras.

75b59563419061fb4252bf627f8542f1-removebg-preview.png
png-transparent-calculator-symbol-computer-icons-calculation-calculator-electronics-text-r

Os resultados e benefícios

O projeto resultou em uma agradável notícia para empresa, pois descobrimos através da apresentação dos resultados do ano de 2020 que ela era financeiramente viável.

Além disso, organizar de forma clara os resultados da empresa e dar a orientação correta possibilitou conforto e segurança para os gestores.

Também trouxemos indicações de futuras melhorias que tornariam a empresa mais rentável, como a construção de uma reserva de emergência, indicação de possíveis cortes de despesas e indicações para aumentar seu leque de atuação, tudo com a finalidade de aumentar a receita da empresa e, consequentemente, seu resultado.

O que aplicamos para alcançar os resultados almejados:

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Curva ABC para encontrar as receitas e despesas de maior relevância;

KPI's para identificar ações que estão efetivamente atendendo os objetivos da empresa;

Capacitação dos gestores para interpretar seus números e indicadores;

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Agrupamento dos principais dados para gerar relatórios financeiros;

Avaliação do ano anterior para testar a viabilidade financeira da empresa;

dashboard_home-original-removebg-preview.png

CASE DE INDICADORES FINANCEIROS

Uma empresa do ramo de construção civil especialista em saneamento básico, que fatura cerca de 15 milhões por ano tinha um objetivo para o projeto claro: acompanhar os indicadores de difícil mapeamento no seu negócio, afim de discutir estratégias financeiras com base em dados reais e mapeados, de fácil acesso por todos os gestores.

Do desafio ao processo

unnamed-removebg-preview.png

A empresa possuía pouca visibilidade dos números do seu negócio, o que trazia barreiras para a empresa traçar metas e objetivos. Eles já utilizam um sistema com a tentativa de visualizar esses indicadores um pouco melhor, mas esse sistema trazia algumas informações básicas que não eram exatamente o que a empresa precisava.

 

Além disso, pela dificuldade que possuíam em extrair essas informações, ficava quase impossível apresentar alguns resultados para os outros sócios e o restante da empresa, dificultando na tomada de decisão e no estabelecimento de objetivos.

Assim, realizamos a construção de um dashboard financeiro, onde foram levantados os indicadores necessários para auxiliar na gestão da empresa. Com esses indicadores definidos, a ALMA criou uma planilha de metas onde esses indicadores levantados eram cruzados com as informações do sistema, o que os permita visualizar o objetivo de crescimento que a empresa almejava.

Os resultados e benefícios

O projeto proporcional a visualização dos números mais fáceis até os mais complexos da empresa através dos dashboards criados. Isso proporcional um incremento de gestão para o negócio fundamental para o seu crescimentos e lucratividade.

 

Além disso, essa construção também permitiu que a empresa adviesse a olhar para o financeiro mais frequentemente, antevendo possíveis dificuldades e ajustando seus objetivos e planos de ação de forma regular, tornando a gestão da empresa muito mais inteligente e eficaz.

O que aplicamos para alcançar os resultados almejados:

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Mapeamento das dificuldades do negócio

Estruturação dos indicadores de entrada, saída, lucratividade, margens do negócio entre outros.

Organização dos dados para a fácil visualização dos membros da empresa

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Alinhamentos constantes entre o gestor e a ALMA

Cruzamento dos dados com os objetivos da empresa

FUNDO CASE 2.png

Um clube de assinatura infantil voltado às tradições e cultura gaúcha, cuja missão é transformar a leitura em um item fundamental para a indumentária de jovens gaúchos estava com dificuldades para dominar os processos do próprio negócio.

CASE DOMINANDO O PRÓPRIO NEGÓCIO

Do desafio ao processo

A empresa é focada no e-commerce, mas possuía certa dificuldade em acompanhar as tendências e novidades desse meio. Por conta disso, esse serviço era terceirizado e isso acabava por afastar a idealizadora da empresa das estratégias que eram tomadas nesse meio. 

 

Além disso, a empresa buscava transformar a vida de muitos jovens e crianças, mas também possuía dificuldade em expandir seu mercado e transformar cada vez mais vidas através da história.

Somado a isso, a produção dos materiais do Clube também era terceirizada, acabando por distanciar a equipe do processo de idealização e construção, limitando o impacto dela no produto final.

 

Todo esse cenário acaba por diminuir tanto a motivação quanto a capacidade de enxergar os resultados da empresa.

PNG-removebg-preview.png
PNG__1_-removebg-preview.png

Os resultados e benefícios

Através da Mentoria da ALMA, foi possível enxergar atividades que, terceirizadas geravam um custo substancial para a empresa e um resultado, que muitas vezes, não atingia o esperado.

 

Com isso, foram internalizadas atividades e com o acompanhamento dos mentores da ALMA foram-se realizando capacitações e treinamentos para que fosse possível realizar na qualidade e no padrão que a empresa precisava.

Isso não só gerou uma redução de custos, mas um motivação adicional por um ganho de aprendizado e domínio de um processo que, agora depende somente da vontade e execução dos envolvidos no negócio para serem tiradas do campo das ideias, além de um senso de pertencimento por parte de toda a equipe interna.

Além disso, falando em números, os custos relacionados em todo o processo da empresa foram reduzidos em dez vezes e as vendas se triplicaram, tornando a empresária cada vez mais segura da decisão que tomou tanto em seguir adiante com a sua ideia de negócio quanto em trabalhar em parceria com a ALMA para seguir no potencial de crescimento que sua empresa possui.

 

Todo esse cenário mostrou que contratar a Mentoria foi o  primeiro passo, onde soma-se uma ideia inovadora e uma gestão eficaz à um empresário que tem interesse em potencializar o seu negócio.

O que aplicamos para alcançar os resultados almejados:

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Execução Hard Core;

Treinamentos para motivação de toda a empresa;

Surgimento de novos desafios para aumentar os resultados da empresa;

29.05.jpg

Design sem nome (3).png

Uma agência de marketing digital que trabalha focado na geração de leads a mais de 12 anos buscava reunir e visualizar todos os dados do seu negócio em um dashboard visual e prático e que pudesse ser usado na tomada de decisão.

CASE DE BI PARA TOMADA DE DECISÃO

Do desafio ao processo

image-removebg-preview (2).png

A Agência possuía muitos dados espalhados em diferentes lugares, o que dificultava a sua procura e correlação com outros dados, tanto para otimizar processos como para tomar decisões e alcançar os resultados desejados.

Além disso, os envolvidos nos processos da empresa possuíam dificuldade em compreender e conectar esses dados, o que deixava algumas tomadas de decisão muito no "achismo". Por conta disso, até mesmo alguns membros e sócios da empresa possuíam certa dificuldade em compreender a importância dos dados para a tomada de decisão.

357-3576734_dashboard-icon-blue-removebg-preview.png

Os resultados e benefícios

O projeto trouxe clareza para a agência, mostrado dados relativos ao negócio que nem mesmo a empresa conhecia, trazendo uma maior consciência do próprio negócio, situação em que se encontravam, alternativas e dados para todos os funcionários e membros do negócio. Isso possibilitou que a empresa pudesse alcançar novos horizontes para a execução do seu trabalho. 

 

Além disso, com esse projeto em Business Intelligence a empresa teve maior inteligência para a tomada de decisão, que passou a ser baseada em dados e não mais em achismos. Foi otimizado também o trabalho de captação de informações, contribuindo no ganho de tempo para outras atividades da Agência. 

 

Com dados reunidos e consolidados em um mesmo ambiente, a Agência também conseguiu adquirir um conhecimento sobre todos os problemas e gargalos do negócio. O que possibilitou também gerar muitos insights e sacadas importantes para o amadurecimento do negócio. 

O que aplicamos para alcançar os resultados almejados:

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Implantação do processo de planejamento de novos clientes ;

 

Implantação do processo de Inativação de Clientes; 

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Implantação de um dashboard para reunir os dados;

Mapeamento dos dados importantes para tomada de decisão;

Confira o depoimento do CEO Alan Gomes da agência: 

Design sem nome (3).png

Uma empresa do segmento de móveis buscava entender seus números e resultados, além de enxergar algo fundamental para o seu futuro: o quanto a empresa era financeiramente viável

Design sem nome (3).png
pexels-nataliya-vaitkevich-6120206_edited.jpg

Uma empresa do ramo de construção civil especialista em saneamento básico, que fatura cerca de 15 milhões por ano tinha um objetivo para o projeto bem definido: acompanhar os indicadores de difícil mapeamento no seu negócio, afim de discutir estratégias financeiras com base em dados reais e mapeados, além de tornar essas informações de fácil acesso para todos os gestores.

CASE DE INDICADORES FINANCEIROS

Do desafio ao processo

PNG__3_-removebg-preview.png


A empresa possuía pouca visibilidade dos números do seu negócio, o que trazia barreiras para a empresa traçar metas e objetivos. Eles já utilizavam um sistema na tentativa de visualizar melhor esses indicadores, mas esse sistema trazia algumas informações básicas que não eram exatamente o que a empresa precisava para acompanhar seus resultados e pautar suas decisões.

Além disso, com essa dificuldade que possuíam em extrair essas informações, ficava quase impossível apresentar alguns resultados para os outros sócios e o restante da empresa, dificultando na tomada de decisão e no estabelecimento de um objetivo claro para todos.

Assim, realizamos a construção de um dashboard financeiro, onde foram levantados os indicadores necessário para auxiliar na gestão da empresa. Com esses indicadores definidos, a ALMA criou uma planilha de metas onde esses indicadores levantados eram cruzados com as informações do sistema, o que os permitia visualizar o objetivo de crescimento que a empresa almejava.

PNG__2_-removebg-preview.png

Os resultados e benefícios

O projeto proporcional a visualização dos números mais fáceis até os mais complexos da empresa através dos dashboards criados. Isso proporcionou um incremento de gestão para o negócio fundamental para o seu crescimento e lucratividade.

Além disso, essa construção também permitiu que a empresa tivesse um  olhar mais cuidado e frequente para o financeiro, antevendo possíveis dificuldades que afetavam seus objetivos e planos de ação de forma regular, tornando a gestão da empresa muito mais inteligente e eficaz.

O que aplicamos para alcançar os resultados almejados:

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Mapeamento das dificuldades do negócio;

Estruturação dos indicadores de entrada, saída, lucratividade, margens do negócio entre outros;

Organização dos dados para a fácil visualização dos membros da empresa;

pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.
pngtree-check-mark-icon-design-template-vector-isolated-png-image_711433-removebg-preview.

Alinhamento constante entre o gestor e a ALMA;

Cruzamento dos dados com os objetivos da empresa;

dashboard-simulador-financeiro-fluxo-de-caixa.jpg
wpp.png