Olá, pessoal!
Prospectar clientes é uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa, pois, além de proporcionar economia tempo (da equipe de vendas), direciona o negócio para um foco e aumenta as suas chances de fechamento \o/
A prospecção de clientes é a atividade de mapeamento, pesquisa e preparação para entrar em contato com os seus prospects.
Para fazer a sua área comercial ser mais efetiva, listei algumas dicas para você desenhar essa atividade com excelência dentro da sua empresa:
1) Separe um tempo para fazer essa atividade
Fazer isso no meio de visitas ou segundos antes de entrar em uma ligação diminui drasticamente o potencial desta atividade, em termos de resultado.

Você precisa de foco total para desempenhar este papel e atenção na busca de informações e estruturação do planejamento. Tire uma hora por dia para focar nesta atividade, escolha horários que o seu cliente tem menos possibilidade de atendimento.
2) Conheça muito bem a sua solução e o seu cliente
Você só tem uma solução se ela está vinculada a um problema, certo? É um remédio para uma doença.
Se você não conhece o seu produto, como vai poder identificar quem pode ter mais benefícios com ele?
Se você não conhece o seu cliente, como vai poder indicar que o seu produto é uma solução para ele? Domine quem é o seu perfil de cliente, isso vai ajudar você a ser mais assertivo na sua prospecção e, por consequência, atingir resultados melhores.
3) Primeiro, olhe para dentro de casa
É muito comum vermos empresas que se preocupam somente em trazer clientes novos para o negócio e esquecem de aproveitar a base que já possuem dentro de casa.
Avalie o seu portfólio e a sua carteira de clientes, tenho absoluta certeza de que tem um match aí que você ainda não trabalhou.

4) Esteja perto do seu cliente
Vá a eventos que o seu cliente vai, respire o mesmo ar que ele. Inserindo-se neste contexto você consegue não só melhorar o seu conhecimento sobre o perfil do cliente, como também aproximar-se dele sem que ele perceba que uma atividade comercial está sendo feita.
Venda é relacionamento!
5) Não deixe pontas soltas!
Não termine o seu processo de prospecção sem definir qual é o próximo passo e quando ele será feito. Ter uma ferramenta de controle do funil de vendas vai lhe ajudar a não esquecer disso.
A ferramenta que nós usamos aqui na ALMA é o Pipedrive, é realmente muito bom! S2

Use essas dicas para melhorar o seu processo de prospecção ou, caso ainda não tenha um, para que você possa criá-lo.
Venda não é intuição, não é talento e não é sorte. Venda é esforço direcionado, é estratégia, é preparação.
“Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, passaria 6 afiando o meu machado”
(Abraham Lincoln).
Vendedor também precisa afiar o machado, NUNCA esqueça disso.
Abraço!
ALYNE LOPES
Sócia & Consultora de Negócios
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