INDICADORES FINANCEIROS
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INDICADORES FINANCEIROS

Não se pode gerenciar aquilo que não se pode medir.

Peter Drucker


Eu aposto que você, empresário/empresária, já ouvir essa frase uma dezena de vezes.


Hoje eu vim falar contigo sobre indicadores, mais precisamente sobre indicadores financeiros.


Em uma escala de 1 a 10, o quanto você usa indicadores para tomar as decisões da sua empresa?


Uma vez eu ouvi uma frase bem forte no seriado norte-americano "O Sócio", dita pelo bilionário e empresário Marcus Lemonis, que reflete muito o que acredito fortemente enquanto empresária e Consultora de Empresas:


"Se você não conhece os números da sua empresa, você não conhece a sua empresa"


Embora isso pareça óbvio até certo ponto, tem muito empresário que não tem o domínio dos números, nem sabe o que eles significam muitas vezes.


Por isso, trouxe um compilado dos principais indicadores financeiros que um gestor deve acompanhar.


MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: esse é o indicador que representa o quanto as vendas da empresa contribuem para o pagamento dos custos de estrutura e despesas fixas. Esse número é importante para o cálculo do ponto de equilíbrio, ou seja, quanto a empresa precisa vender para não ficar no prejuízo.


CMV: a sigla significa “custo de mercadoria vendida” e é o custo de fabricação de um item ou de aquisição de um para revenda. Esse indicador auxilia a empresa a visualizar as margens reais que os seus produtos estão deixando, mostrando a viabilidade da sua comercialização. Para ter uma empresa saudável, você precisa de um CMV bem controlado.


FLUXO DE CAIXA: o fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas em dinheiro do caixa da empresa. Um desequilíbrio entre as entradas e as saídas mostram uma necessidade maior de capital de giro, ou seja, se eu pago mais contas no início do mês e recebo mais para o final, preciso de um valor em caixa para não operar no negativo até as entradas efetivaram no caixa.


Um fluxo de caixa saudável tem um equilíbrio entre os prazos de recebimento e pagamento. Analisar esses valores para frente ajuda a gestão do negócio a ter maior visibilidade da movimentação do caixa da empresa, podendo motivar ações de maior liquidez na empresa, como descontos para vendas à vista, por exemplo.



EBITDA: a sigla significa “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, também conhecida como LAJIDA, ele é o indicador de lucratividade operacional de um negócio. Esse indicador mostra o desempenho operacional de um negócio, ou seja, a prática da sua atividade fim, sem avaliar os efeitos financeiros disso, como investimentos financeiros, empréstimos e impostos. Esse é um dos principais indicadores para analisar a competitividade da empresa e avaliar o potencial de geração de caixa que o mesmo possui.


LUCRO LÍQUIDO: é o resultado deixado pela empresa ao final de um período determinado. Ele é calculado após a mensuração do EBITDA, diminuindo depreciação de equipamentos e despesas financeiras como empréstimos e juros, por exemplo. Esse é um dos principais indicadores para identificar a saúde a longo prazo de uma empresa.


INADIMPLÊNCIA: esse é o indicador que mostra o quanto dos nossos recebimentos programados não foram realizados, ou seja, mostra o valor ou percentual de faturas em aberto pelos clientes. Um valor alto nesse indicador significa uma necessidade de capital de giro maior, além de uma maior qualificação do perfil de cliente que a empresa está atendendo. Faça uma análise separando os inadimplentes em níveis, não coloque todos no mesmo saco. Separe por períodos, exemplo: até 7 dias, até 15 dias, até 30 dias, até 60 dias, até 90 dias, mais de 6 meses... Cada nível deverá receber uma ação diferente pela área de cobrança da sua empresa.



Se você não tem esses números mapeados e visíveis para você todos os dias, sugiro que corra para fazer isso antes do ano terminar.


Vivemos um momento de muitas mudanças e um dos melhores jeitos de acompanhar os reflexos de tudo isso é acompanhar muito de perto os indicadores financeiros do seu negócio.


Se você não sabe como implementar esses indicadores e/ou não tem uma ferramenta online para acompanhar eles, podemos te ajudar.

Manda uma mensagem para gente e um de nossos Consultores entrará em contato.



Abraço!

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