Será que devo começar a anunciar no meu negócio?
top of page

Será que devo começar a anunciar no meu negócio?

Atrair, e converter o público correto de forma orgânica no Google e nas redes sociais é uma tarefa praticamente impossível.


É pensando nisso que muitas pessoas acreditam que o caminho mais fácil para fazer com que pessoas diferentes conheçam a sua marca seja por exemplo, um Outdoor, mas nem sempre a propaganda tradicional é a melhor opção.


Por falta de informação, por medo de não conseguir bons resultados e de achar que apenas o alcance orgânico das redes sociais já traz algum resultado, muitas empresas não dão o star no seu tráfego pago.


Mas quando se está em uma rede social tentando atrair ou engajar mais pessoas, é como se você estivesse em um campo de futebol e tentasse atrair a atenção de algumas pessoas específicas, que fazem parte do seu público-alvo. O que você não percebe é que tem outros milhares ao seu lado tentando fazer o mesmo, aí fica difícil ser notado né?


Mas e se tivéssemos em um degrau acima do restante nesse campo? É isso que os anúncios, de maneira simplificada, te ajudam a fazer: se destacar em meio a tantos outros e conseguir atingir o objetivo que se busca.


Quem pode anunciar?

Todo mundo! Fazer tráfego pago é uma estratégia que empresas de todos os portes e segmentos podem decidir incluir em sua estratégia.


Mas por ser uma estratégia ampla e de fácil acesso, não quer dizer que é fácil. Mas calma, tudo o que você precisa para começar a anunciar é estudar o funcionamento das plataformas de anúncios e entender como você pode encaixar esse processo no seu negócio hoje, vamos juntos?!



Como começar a anunciar HOJE?

O primeiro passo que deve ser dado é: definir o seu objetivo.


De nada adianta pensar na melhor imagem ou vídeo, usar as melhores estratégias de SEO, se você não possui objetivos e metas bem definidos para traçar uma estratégia de anúncios que realmente traga resultados. É preciso entender o mercado e o público-alvo, estudar os concorrentes, traçar uma estratégia, para então montar as campanhas de anúncios.


Outro ponto relevante antes de dar início a criação de uma campanha de anúncio é entender o comportamento do consumidor hoje, no ambiente digital. E para isso, os dados não mentem: de acordo com o Hootsuite Global Report, de julho deste ano, dos 7,7 bi de habitantes mundiais, quase 4 bilhões são usuários ativos das redes sociais. E das 6h42min diárias que gastam usando a internet, 2h22min - quase 40% do tempo que navegam na web - elas dedicam ao uso das redes sociais.


(Fonte: Hootsuite Global Report | Reprodução)



Alguns pontos importantes para levar em consideração:


Uma coisa que deve ficar clara é que as mídias se complementam! Certamente você já fez uma pesquisa no Google e, 5 minutos depois, um anúncio relacionado ao assunto buscado surgiu no Instagram. Por isso, muitas empresas optam por aliar duas, três ou mais redes para que esse retorno aconteça da forma mais efetiva possível – e essa é, de maneira geral, uma das melhores estratégias.


Outro ponto que já mencionamos é que você precisa ficar atento aos resultados que você quer atingir com uma campanha. Só dessa forma é que será possível realmente avaliar se o objetivo foi atingido de fato e fazer as mudanças caso seja necessário.


Assim, uma campanha de anúncios boa é uma campanha onde os seus resultados foram atingidos. Exemplo: Se o objetivo de uma campanha de anúncios é a conversão, ou seja, gerar leads, você não pode avaliar o seu sucesso por número de curtidas e seguidores novos recebidos, por exemplo. Apenas é possível avaliar o sucesso pelo objetivo final (conversões) que foi mapeado. Assim, com esse objetivo inicial de nada adianta você querer gerar mais curtidas e engajamento, se o seu objetivo de campanha não é esse. Se você quiser mais curtidas, precisará criar uma campanha de engajamento e assim por diante.


É preciso alinhar o que se quer conquistar com o que se está criando em uma campanha de anúncios. Fazer tráfego pago é isso: é a geração, coleta e análise e otimização de dados que criam os anúncios online que você vê por aí diariamente.



Tipos de tráfego pago:

  • Anúncios no Google

Anunciar pelo Google é a melhor forma de ser encontrado durante uma pesquisa. A divulgação no Google consiste em três formas diferentes de se anunciar nessa plataforma:


Rede de pesquisa: Quanto um usuário busca pelo seu produto / serviço e o seu anúncio aparece nos resultados da busca.


Youtube: Anúncios em vídeo que passam antes e durante outros vídeos.


Rede de display: Seu anúncio é exibido em sites que vendem espaço para anúncios. Por exemplo, sabe quando você busca um produto em uma loja virtual e depois aquele mesmo produto fica aparecendo para você em outros sites que você acessa? É isso!


  • Anúncios no Facebook e Instagram

Por serem do mesmo grupo, é possível fazer anúncios pelo Facebook e Instagram de forma conjunta sem precisar gastar mais para isso. Essas plataformas permitem você segmentar o seu público-alvo de tal forma que seu anúncio é exibido exatamente para quem precisa vê-lo.


Por exemplo: o dono de uma loja de roupas femininas que sabe que o seu público vai até, em média, os 35 anos, pode mostrar seu anúncio apenas para mulheres, de até 35 anos, que moram em sua cidade e que tem interesses em moda, estilo e roupas.


Os anúncios pagos nas redes sociais podem ser mostrados tanto no feed quanto nos stories e permitem que seu anúncio seja visto por um público que passa cada vez mais tempo olhando para as telas de seus celulares.



(Fonte: Brasil 247 | Reprodução)



3 DICAS PARA COMEÇAR HOJE:

1) Escolha a rede social que esteja alinhada à sua estratégia. Ou seja, de nada vai adiantar anunciar no Instagram se você acha que não é por lá que o seu público irá te encontrar.


2) Tenha uma meta: Não se traça um caminho sem saber o destino, por isso é indispensável saber aonde se quer chegar.


3) Conte com uma ajuda: Nem sempre conseguimos colocar uma campanha de anúncios no ar e avaliar os seus resultados. Por isso, contratar uma equipe especializar ou passar essa demanda para um time interno focado nisso pode ser a melhor opção. Nós aqui da ALMA, em projetos de Consultoria também podemos ajudar a sua empresa a por os primeiros anúncios no ar.




Por fim...


Ninguém no mundo tem a habilidade mágica de criar o anúncio perfeito de primeira, isso é uma completa ilusão no marketing digital porque a campanha perfeita não existe. O que existe é constantemente gerar, coletar e analisar dados em busca de pontos de melhora que possam OTIMIZAR os resultados das sua campanha.


Fazer anúncios online é um processo de melhoria continua. Não ganha nesse jogo quem investe mais, mas sim aquele que aprende mais com cada centavo investido e usa esse conhecimento para buscar a melhorar os resultados.


"Cada centavo investido é a possibilidade de um novo aprendizado."


Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficar com qualquer dúvida, não hesite em nos chamar, pode ser pelo nosso Instagram que tal?


Até breve e suce$$o!!!!

82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page