6 DICAS PARA VENDER NA QUARENTENA
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6 DICAS PARA VENDER NA QUARENTENA

Nas últimas semanas estamos vivendo algo sem precedentes no varejo e para a maioria das empresas prestadoras de serviço: a paralisação do mercado durante a quarentena.


Nessas horas a gente pensa: "O que eu vou fazer se não posso vender?", ou "Eu não tenho fôlego pra aguentar tanto tempo sem faturar nada!".


Esses receios não são só seus, pode acreditar!


A maioria das pessoas pensa e sente o mesmo, de acordo com o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, somente 11% das pequenas empresas têm recursos suficientes para arcar com as contas de 1 mês sem faturar.


Então como podemos fazer para manter os nossos negócios vivos enquanto a população segue em casa?


Viemos aqui dando sequência às últimas publicações para falar sobre 6 ações que você pode começar a fazer AGORA mesmo para garantir vendas mesmo sem poder usar sua loja física ou escritório.


Só uma coisa importante antes de a gente passar as dicas:


Antes de começar a ofertar produtos e serviços para seu público é essencial mapear qual o perfil de consumidores que teve menos do seu poder de compra afetado por essa situação.


Definindo isso você pode começar a pensar soluções sem medo de estar oferecendo algo que ninguém quer.


Se ainda assim você não estiver confiante só tenho uma coisa para te dizer:


O máximo que pode acontecer é ninguém comprar mas a sua postura mudar para a de resolvedor de problemas, o que vai certamente mudar a sua vida...


Mas se der certo você terá um mecanismo para faturar agora e aumentar exponencialmente as suas vendas após a quarentena.


Agora chegando no motivo de você estar aqui. Aqui estão as 6 dicas para você vender mesmo durante a quarentena:



1) Crie vouchers com preços promocionais para que clientes possam comprar agora e consumir mais barato no retorno pós-paralisação


Lojas de roupas, cafés, restaurantes e até mesmo empresas prestadoras de serviços estão implantando este tipo de solução e tendo retorno no curto prazo.


Uma oferta com tempo limitado que ofereça economia ou vantagens interessantes é um ótimo argumento de venda, ao mesmo tempo que estes descontos sairão MUITO mais barato do que um empréstimo de capital de giro logo ali na frente (ou nem tão na frente).



2) Faça entregas na porta da casa das pessoas com pagamento virtual e sem contato direto com seus clientes


A maior preocupação das pessoas é se contaminar e transmitir o vírus para outras pessoas com quem convive, mas isso não significa que não queremos consumir nesse período.


Todo mundo está buscando formas de ter mais conforto e amenizar o fato de estar preso em casa, então podemos ajudar com isso.



3) Faça a prestação de serviços de maneira virtual


Você sabia que até o conselho de saúde liberou a realização de primeira consulta virtual?


Seja um médico, um nutricionista, um personal trainer, um advogado, um consultor... toda prestação de serviço pode ser realizada virtualmente.


Existem MUITAS ferramentas para compartilhamento de telas, arquivos e edição de arquivos em equipe virtualmente, além de vídeo-chamadas e vídeos-conferências quando necessário.



4) Crie novos produtos ou serviços


Se hoje o que freia o consumo é o medo e a incerteza, isso também é o que impulsiona outros segmentos.


Não é a toa que mercados, farmácias e petshops não estão sentindo os efeitos da paralisação como o resto do mercado (estão vendo bons aumentos, inclusive).


Sendo assim, pense em de que forma você pode ajudar a resolver problemas que hoje tiram o sono dos seus consumidores.


Qual é o modelo mais barato e fácil de você entregar essa solução?


Este é o momento de ganhar escala com custos baixos. Foque nas necessidades primordiais das pessoas no momento.


Para isso recomendamos utilizar o Canvas da Proposta de Valor e avaliar o perfil de consumo do seu cliente durante a crise. Faça isso o mais rápido possível.



5) Tire ideias do papel


Há quanto tempo você tem produtos, serviços e canais de vendas idealizados e que poderiam mudar o seu negócio completamente? Aqueles projetos parados dentro da sua cabeça ou bloco de notas do celular.


Quantas dessas você nunca tocou? Ou talvez estejam paradas a mais tempo do que você consegue lembrar?


Dessas, quantas você pensou que poderiam estar te ajudando nesse momento, se já tivessem saído do papel?


Aproveite o tempo que você não vai destinar para a rotina que você sempre teve para transformar essas ideias em ações práticas e começar a rodar elas ainda essa semana.



6) Crie experiências que possam ser vividas sem sair de casa


Devido ao isolamento social as pessoas não podem ter várias vivências que fazem a rotina delas melhores, por isso se pudermos entregar um pouquinho dessas experiências sem sair de casa a satisfação é garantida.


Que tal um kit com ingredientes e um passo a passo para fazer pratos, drinks ou doces?


Ou então uma aula de ioga, crossfit ou guitarra online?


E se tu pudesse receber dicas e ferramentas para redecorar a casa, fazer concertos e cuidar do jardim?


Não é só porque não podemos vender o de sempre que temos que parar e esperar a paralisação passar.


 

Essas ações foram listadas pensando em diferentes cenários que você pode estar vivendo para que você escolha uma ou mais ações e rapidamente recuperar o tempo perdido.


Demorar muito para iniciar a mudança pode ter efeitos muito pesados para o seu negócio.

Vamos evitar dificuldades ainda maiores la na frente.


Se mesmo assim você ainda não se sente seguro ou gostaria de uma análise mais específica do seu caso:


Nós da ALMA Negócios estamos oferecendo MENTORIAS GRATUITAS e INDIVIDUAIS durante esse período de quarentena para ajudar VOCÊ a sair dessa ainda mais forte e pronto para crescer.


Entre em contato com a gente clicando aqui para agendar um horário.

Você não está sozinho!



Marcello Arpino

Sócio da ALMA Negócios

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