• Alyne Lopes

4 RAZÕES PARA TER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO




Há alguns anos venho trabalhando no desenvolvimento do planejamento estratégico de empresas e a cada dia que passa me encanto mais com o tema.

Conversando com alguns pequenos empresários, percebi que existe uma cultura muito forte do "fazemento estratégico", a cultura do "vamos fazendo conforme dá".


O empresário brasileiro tem certa dificuldade para perceber os ganhos de fazer um Planejamento Estratégico (carinhosamente chamado de P.E.). A questão aqui vai além do processo formal de fazer o P.E., o foco é que qualquer negócio que vem ao mundo precisa saber aonde quer chegar e traçar um jeito de chegar “lá”. Sem isso, deixamos o acaso tomar conta do nosso negócio e descobrimos, da forma mais dolorosa possível, que ele (o acaso) é um péssimo CEO.


O acaso é um péssimo CEO.

Mesmo assim, vejo muitas empresas deixando esse trabalho de lado e levando o dia-a-dia do negócio sem muita perspectiva de futuro, sem estratégia. Tomo uma ação hoje, esperando resultado para ontem. Não tenho longo prazo, logo, não tenho visão de onde posso chegar.


A partir disso, decidi montar esse post colocando 4 razões para se fazer um Planejamento Estratégico na sua empresa, seja qual for seu segmento, tamanho ou mercado.



1. Quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve


É clichê, mas é a mais pura verdade.

Se a sua empresa não tem definido onde quer chegar, porque quer chegar e como vai chegar, não adianta nada, vai continuar nadando sem rumo para morrer na praia.


Temos exemplos de empresas que não têm um planejamento claro e mesmo assim possuem resultados satisfatórios. Vamos ter que confiar no feeling do dono para dizer o que foi a causa dessa melhora de performance. Volto a dizer: o achismo não tem espaço no mundo dos negócios.



2. Prioridade: a melhor ferramenta de gestão


Quando não se tem definido onde chegar, com certeza a ordem lógica de acontecimentos torna-se qualquer coisa, menos lógica.

Os gestores querem tudo para ontem e acabam não tendo o resultado esperado com nenhum objetivo.

Quem não planeja, não prioriza. Quem não prioriza, não tem resultado.

O Planejamento Estratégico permite o pensamento lógico do negócio, trazendo a ideia de causa e efeito para todas as ações planejadas.



3. Envolvimento da equipe


Nem todas as empresas sabem usar o Planejamento Estratégico da melhor forma. Esse trabalho é um grande instrumento de inspiração para equipe, se trabalhado como tal.


Metas individuais, programas de gamificação, painéis de acompanhamento, gestão a vista, reuniões periódicas de revisão da estratégia, comemorações formais e informais de cumprimento das metas parciais, entre outros.


Se sua empresa tem claro o seu destino e o caminho a ser trilhado, é só uma questão de organização e criatividade para envolver toda equipe, pois o potencial que o Planejamento Estratégico traz é gigantesco.

4. Repensar o negócio


Se você não pensa no futuro de uma forma sistemática, as oportunidades vão passar na sua frente e você nem vai perceber, ou até pior, vai perceber e não vai ter forças suficientes para aproveitar ela.


O Planejamento Estratégico permite que a empresa pense além e se prepare para alcançar a cereja do bolo. Não se contente com os restos do glacê que os mais ligeiros deixam para trás.



São 4 pontos simples, mas que, ao meu ver, nem todas empresas percebem e tomam a decisão por não ter um Planejamento Estratégico com uma racionalidade muito limitada.


Vendo grandes negócios deixando oportunidades passar despercebidas, me senti na obrigação de compartilhar os ganhos que tenho certeza que o P.E. pode trazer.



Outro ponto importante é a implantação. Existem gestores que tomam a decisão de fazer um Planejamento Estratégico, seja contratando uma consultoria de gestão ou fazendo com a equipe interna mesmo. Entretanto, não tomam uma atitude para perpetuação daquele trabalho e concretização dos planos traçados para o atingimento dos resultados projetados.


Mais do que isso, esquecem que a execução entrega 99,9% do resultado que um Planejamento Estratégico pode agregar para uma empresa.

Quer saber também “Porque as empresas não implementam seu Planejamento Estratégico?”. Deixa um comentário aqui embaixo e vamos falar mais sobre isso.


Abraço e até a próxima!


ALYNE LOPES

Sócia & Consultora de Negócios

alyne@almanegocios.com.br

34 visualizações
Se o seu objetivo é crescer o resultado do seu negócio, vem conversar com a gente :)
  • Instagram ALMA Negócios
  • Facebook ALMA Negócios
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
Quer receber um DIAGNÓSTICO GRATUITO do seu negócio?

© 2018 - 2020 por ALMA Negócios  |  Todos os direitos reservados  |  Porto Alegre RS